NOTICIAS
CONFERENCIAS EPISCOPALES DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBE
Miercoles 25 de Marzo del 2015
Papa Francisco nombra nuevo Obispo Auxiliar para Brasil

El Papa Francisco nombró al arzobispo Esmeraldo Barreto de Farias, hasta ahora de Porto Velho (Brasil) como obispo auxiliar de la archidiócesis Sao Luis do Maranhao (superficie 13.112, población 1.378.000, católicos 992.000, sacerdotes 75, religiosos 307 ) en Brasil.

El Prelado nació el 4 de julio de 1949 en Santo Antônio de Jesus, Diócesis de Amargosa. Estudió Filosofía en la Universidad Federal de Minas Gersaise y Teología en el Instituto de Teología de la Universidad Católica de San Salvador de Bahía.

Fue ordenado sacerdote el 9 de enero de 1977. Ha desempeñado diversos trabajos, como Vicario Parroquial y Coordinador diocesano del Equipo diocesano de Pastoral rural y Administrador diocesano de Amargosa (Bahía) durante la sede vacante.

Fue elegido Obispo de Paulo Afonso el 22 de marzo de 2000 y consagrado el 11 de junio del mismo año. El 28 de febrero de 2007 fue transferido a la diócesis de Santarém y en la Conferencia Episcopal de Brasil ha desarrollado funciones como miembro del Consejo Permanente y Presidente de la Comisión Episcopal para los Ministerios Ordenados y la Vida Consagrada de 2007 a 2011.

El 30 de noviembre de 2001 fue nombrado Arzobispo de Porto Velho.

 

________________________

 

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner, assinou saudação da entidade a dom Esmeraldo Barreto de Farias, nomeado hoje, dia 18, pelo papa Francisco, como bispo auxiliar da arquidiocese de São Luís (MA). No texto, a CNBB agradece a dedicação de dom Esmeraldo, que durante mais de três anos esteve como arcebispo da arquidiocese de Porto Velho (RO).

"Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário", expressa a CNBB.

Leia o texto na íntegra:

Saudação a Dom Esmeraldo Barreto de Farias

“A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o Excelentíssimo Dom Esmeraldo Barreto de Farias, transferindo-o da sede metropolitana de Porto Velho, no Estado de Rondônia” (N.6.402/15 – 02/03/15).

Dom Esmeraldo traz do berço o nome que sempre caracterizou a preciosidade simples de seus gestos, palavras e ações. Em pouco tempo, já percorreu uma longa estrada: paróquias, seminário, dioceses, Comissão Episcopal da CNBB, orientação de retiros para os bispos em assembleia geral, para padres, seminaristas, religiosos e religiosas. Tudo com a marca registrada do discipulado missionário. Sempre pronto, próximo, serviçal e alegre, mesmo com a saúde em permanente estado de atenção.

Seus irmãos bispos, Dom Esmeraldo, se já o admirávamos e lhe queríamos tanto bem, doravante teremos um afeto ainda maior, pois o senhor continua fazendo-se menor: “Eu vim para servir” (Mc 10,45 – CF 2015).

Feliz o povo que o teve como pastor. Feliz Dom José Belisário da Silva, Vice-Presidente da CNBB, que o terá como irmão muito próximo. Felizes as irmãs e irmãos da Arquidiocese de São Luís que poderão saciar-se com seu sempre atencioso carinho de irmão e de pai.

A CNBB agradece sua dedicação em favor de todo o povo da Arquidiocese de Porto Velho – RO.

A Virgem Maria da qual o senhor é tão devoto, alcance do seu filho Jesus as bênçãos necessárias para os bons frutos de seu ministério.

Com afeto e preces,

   Leonardo Ulrich Steiner

Bispo Auxiliar de Brasília

Secretário-Geral da CNBB



CONSEJO EPISCOPAL LATINOAMERICANO
 
Dirección: Carrera 5 Nº 115 - 31 - Bogotá D.C. (Colombia)
Teléfonos: (57)(1) 587 97 10 - Fax: 57)(1) 587 97 17
Correo Electrónico: celam@celam.org